O primeiro dia de trabalho pode ser uma coisa difícil para algumas pessoas. Novas culturas, ambiente diferente, nova rotina.... mas nada de pânico, afinal não é uma filme de terror, é seu primeiro dia de trabalho, pense nos seus objetivos, nos conhecimentos que irá adquirir, nas pessoas novas que irá conhecer e na sua carreira profissional. Mas isso só depende de você. Então foco, não deixe nada escapar e seja sempre tranquila. Uma pessoa calma e com uma expressão boa no rosto, abre portas para a aceitação e é isso que você quer certo?
Vamos de dicas:
1 - Seja pontual
Não vale culpar o trânsito, nem o despertador que não cumpriu a função: no primeiro dia de emprego, “nem pense em chegar atrasado”, afirma Fátima. A primeira impressão que as pessoas terão sobre você pode dar o tom das relações por muito tempo no trabalho.
2 - Desenvolva um olhar atento
A estratégia mais eficaz para este período de adaptação ao novo emprego é observar, observar e observar. Você até pode chegar com alguma ideia da cultura da companhia e informações prévias sobre este ou aquele novo colega de trabalho, mas nem sempre estes fatos podem ser verdadeiros. “Este conhecimento é dado por uma outra pessoa que olha a empresa com os próprios olhos. Por isso, é bom conferir”, diz Mariá Giuliese, da Lens & Minarelli.
3 - Não chegue chegando
Neste primeiro momento, tire o pé do acelerador e conheça primeiro o terreno antes de começar a fazer pequenas ou grandes revoluções. “Antes de fazer a mudança encomendada, veja bem porque estão te pedindo isso, o que está acontecendo na empresa e se há condições reais de fazê-la”, diz Mariá. Senão, você corre o risco de “pisar no pé de quem não deveria”, afirma a especialista.
4 - Mostre-se interessado
Alguns programas de integração de empresas podem, realmente, ser puro tédio. Mas, mesmo assim, esforce-se para se interessar por tudo o que está sendo dito – apesar do contexto nem sempre favorável, as informações passadas podem ser úteis para o bom andamento da sua carreira na companhia. “Desenvolva a capacidade de ser humilde com relação a tudo que será falado”, afirma Fátima.
5 - Não compare
Não fale da empresa antiga nem para tecer elogios, nem para reclamar. “É o mesmo que falar do namorado velho para o novo”, diz a especialista. “Não fique preso ao passado”.
6 - Pergunte (com moderação)
Não tema fazer perguntas, mas cuidado para não exagerar. “Tem gente que pergunta tanto que não deixa os outros trabalharem”, observa Fátima. Se forem muitas, reserve um horário na agenda do seu chefe ou colega de trabalho responsável pela integração para tirá-las.
7 - Confie em você
Por fim, e mais essencial, confie no fato de que a sua contratação não foi por acaso. Se você está ali é porque, realmente, tem condições para encarar o tamanho do abacaxi ou pepino, como queira. Não se deixe paralisar, muito menos se subestimar.
“Você tem que se conhecer muito bem, saber dos seus limites. Quanto mais você sabe de você, mais depressa consegue entender a empresa”, diz Mariá. “Quando me conheço bem, mais sensível sou a perceber o outro”.
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