Conseguir uma promoção nem sempre é uma tarefa fácil. Você precisa está preparado para se dedicar, para atingir essa meta e isso inclui participar de cursos e outras atividades que te ponham diretamente no topo da lista dos qualificados, para a promoção.
Conhecer a empresa, ver onde estão as falhas, buscar soluções, ter comprometimento são qualidades favoráveis para conseguir o que quer.
Achei válido as dicas do iG Carreiras e quero compartilhar com vocês. Afinal quem não quer ser reconhecido merecidamente por seus méritos e receber uma PRO-MO-ÇÃO? Eu que sim!!!!!
Vamos lá...
1 – Avalie suas habilidades e competências
Faça uma auto análise para identificar os resultados alcançados e o desenvolvimento de suas competências. “É importante que a pessoa faça um balanço daquilo que esperam dela e do que ela entrega. Este é o primeiro passo para uma promoção”, avalia Ana Carolina Mussio, analista de carreiras da Veris Faculdades.
2 – Entenda como sua empresa funciona
Realize um diagnóstico da área para a qual quer ser promovido. “Dessa forma, o profissional poderá analisar os déficits e elaborar um plano de ação que mostre o que é preciso para aumentar os resultados”, sugere Mônica Rossi, gerente administrativa da Crescimentum. “Automaticamente, ele ficará visível na empresa.”
Não basta só ser competente. “Tem muito mais a ver com atitude, e com o quanto você realmente conhece da empresa, do que o conhecimento técnico”, acrescenta Mônica.
3 – Converse com seu gestor
Nem sempre o gestor está ciente de todos os méritos do seu funcionário. Rossana acredita que é importante mostrar que está preparado para assumir novas responsabilidades, falar dos resultados no trabalho e da sua vontade em avançar na carreira.
4 – Faça além do esperado
Ana Carolina destaca que para ser reconhecido profissionalmente é preciso mostrar que está pronto para ir mais longe. “Por exemplo, se há prazos estabelecidos, empenhe-se em entregar o que foi pedido com antecedência.”
5 – Fique visível
Quem é visto, é lembrado. Segundo Rossana, é preciso sempre manter boas relações com todos os profissionais da empresa, independentemente do nível hierárquico. “A rede de relacionamentos aumenta as chances de indicação quando aparece uma oportunidade.”
6 – Faça seu marketing pessoal
É importante lembrar que a imagem determina as primeiras impressões. Por isso, além das qualificações técnicas, o profissional também deve exercitar seu autoconhecimento para saber se está agindo de acordo com seu perfil, ter coerência nas suas ações e uma boa imagem pessoal.
O profissional também deve prestar atenção no modo como se veste. “Faz parte do marketing pessoal, que é fundamental para os negócios. É importante apresentar-se da melhor forma e mostrando ótimos resultados.” Segundo Rossana, vestir-se de forma inadequada pode causar má impressão e, consequentemente, contar como ponto negativo na escolha de quem receberá a promoção.
Sempre chegar no horário, evitar faltar, a não ser em caso de doença e sempre sair uns 5minutos depois ajuda a mostrar que tem interesse no progresso da empresa.
7 – Participe de cursos
É fundamental estar sempre atualizado, assistindo a palestras e fazendo cursos. “O profissional deve buscar ser especialista na sua área, identificar assuntos interessantes para sua função na empresa e saber novas ferramentas e outras línguas”, sugere Ana Carolina. “Ele precisa mostrar que está preparado para novos desafios.” Se for preciso fazer graduações ou pós graduações ajudam a mostrar que está qualificado para assumir o cargo almejado.
Agora é só arregaçar as mangas e lutar pela sonhada promoção!
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