quarta-feira, 1 de julho de 2015

O QUE FAZER NO FINAL DO EXPEDIENTE - OTIMIZE SUA VIDA PROFISSIONAL

Geralmente no final do expediente estamos cansados, devido a rotina desgastante dos escritórios. Mas para que isso não afete nosso desempenho, precisamos manter o foco e sermos organizados, afinal não queremos que isso interfira no nosso desempenho profissional e numa futura promoção. 

Busquei dicas com o iG sobre esse assunto e descobri uma análise do especialista Luciano Soares, sócio-gerente da Select - consultoria em treinamento organizacional.


As dicas são:


1 - Atualizar suas listas de afazeres
LC: “As tarefas não realizadas devem passar para o dia seguinte, em um ranking, começando pelas que têm mais prioridade, para que possam ser iniciadas nas primeiras horas do dia. Se algum prazo não foi cumprido com alguém ou algum departamento, é importante contatar o responsável, justificando e negociando novo prazo.”
2 - Organizar a mesa e área de trabalho do computador
LC: “Retirar o que não é necessário e arrumar os documentos por afinidade, sempre separando com clips ou pastas, e se possível identificando cada um com post it. Uma mesa organizada reflete a imagem de um profissional que sabe  planejar suas atividades e tem um bom senso de organização.”
3 - Usar o momento para refletir sobre o dia (resultados)
LC: “Cabe uma reflexão sobre a produtividade e os objetivos alcançados. Da mesma forma, vale repensar as causas de não ter terminado todas as tarefas planejadas: não superestimar sua capacidade e nem subestimar as horas de trabalho e as possíveis interrupções ou assuntos emergenciais. Seja ponderado ao definir as metas diárias e administre o tempo que irá gastar em cada atividade, isso pode ajudar a elaborar uma boa agenda.”
4 - Determinar os objetivos primários para o dia seguinte
LC: “Sempre planeje o dia seguinte, veja se há reuniões, atividades externas, visitantes e organize suas tarefas priorizando as mais importantes. Atente aos prazos para entrega e antecipe-se:  não deixe para o último dia, pois podem ocorrer imprevistos.”
5 - Sair sem deixar pendências
LC: “Evite deixar assuntos pendentes. Caso não seja possível, encaminhe mensagens aos colegas ou departamentos e oriente o status de cada tarefa pendente, para que estes possam ter conhecimento do prazo de sua finalização.”
6 - Se despedir dos colegas
LC: “Para garantir um ambiente harmonioso é importante despedir-se da equipe, desejando um bom final de dia ou bom descanso.”
7 - Realmente ir embora (não postergar a saída)
LC: “Procure ter um horário regular de saída. É importante chegar na hora, da mesma forma que é sadio ter um horário de saída. Seja mais produtivo nas primeiras horas do dia, não deixando atividades acumuladas para o final do dia que comprometam o seu horário, saiba a hora de parar e não postergue sua saída.”
E bom trabalho a todos!

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